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terça-feira, 24 de junho de 2008

O que é ser um profissional de Educação Física?

Principais atividades de um profissional de educação física
As atividades dos profissionais diferem muito de acordo com a área em que atuam. De modo geral, suas funções são:

  • efetuar testes de avaliação física;
  • estudar as necessidades e a capacidade física de alunos, soldados ou atletas, de acordo com suas características individuais;
  • elaborar programas de atividades esportivas, de acordo com a necessidade, capacidade e objetivos visados pela pessoa a que se destinam;
  • instruir alunos, soldados e atletas sobre exercícios e jogos programados, inclusive sobre a utilização de aparelhos e instalações de esportes;
  • atuar em exercícios de recuperação de indivíduos portadores de deficiências físicas, através de exercícios corretivos;
  • desenvolver e coordenar práticas esportivas específicas para o bom desempenho do atleta em competições esportivas e atividades similares.

Áreas de atuação e especialidade

  • Condicionamento Físico: Dá aulas de ginástica coletiva e individual, visando a melhoria da condição muscular e cardiovascular, principalmente para adultos e idosos. É responsável pelo planejamento e desenvolvimento de atividades físicas individuais e coletivas em escolas, academias de ginástica e de musculação, ginásios esportivos e piscinas;
  • Consultoria e assessoria: Pode atuar junto a órgãos públicos e empresas privadas para organização e implantação de programas de Educação Física para funcionários. Avalia programas educativos em centros comunitários, parques, hospitais, clínicas, "spas", creches, hotéis, casas de menores e penitenciárias;
  • Ensino: Leciona em escolas de primeiro, segundo e terceiro graus. Para exercer esta atividade o bacharel deve complementar sua formação com disciplinas do currículo do curso de Licenciatura;
  • Grupos Especiais: Organiza e implanta atividades recreativas para idosos, deficientes físicos e mentais, pessoas com problemas cardíacos, de coluna ou musculares;
  • Recreação: É o responsável pelo entretenimento de hóspedes, associados e turistas em hotéis, clubes e "spas";
  • Treinamento: Desempenha a função de técnico de equipes das mais variadas modalidades esportivas, profissionais ou amadores;
  • Personal Trainer: Profissional graduado e especializado em determinada área da Educação Física, que presta serviços personalizados, que através de um acompanhamento particular, realiza os objetivos do cliente com mais rapidez e segurança.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para professores e profissionais de educação física é competitivo, e a oferta de trabalho tende a crescer no setor privado. Há centenas de milhares de profissionais de educação física atuando em todo o país, a grande maioria deles dedicada ao magistério. O quadro vem mudando nos últimos anos devido à conscientização de que condicionamento físico é sinônimo de bem-estar e saúde. O número de academias cresce a cada ano, e com elas a procura por profissionais da área. Surgem empresas prestadoras de serviços esportivos e franquias, que atendem à demanda criada por hotéis, clubes e condomínios e geram empregos. Com a regulamentação, a demanda por profissionais bem-qualificados deve aumentar, já que profissionais formados que atuam na área esportiva são relativamente poucos. Além de escolas e academias, empresas também demandam esses profissionais seja para atuar na área de marketing e promoção, seja para treinar suas equipes esportivas ou cuidar de eventos ligados aos esportes. Um outro segmento que também vem experimentando um crescimento acelerado é o do acompanhamento personalizado ou personal training. A atividade não é nova, mas foi redescoberta por artistas, personalidades e executivos, que por motivos diversos preferem trabalhar exclusivamente com um profissional a ter que freqüentar academias e clubes.


Onde achar mais informações?

Afinal o que é a Educação Física?

Educação Física é:

1. Viabilizar (à aluna / ao aluno) a aprendizagem referente a conhecimentos específicos sobre o movimento humano que permita-lhe, individual e intencionalmente, (1) a utilização de potencialidades para movimentar-se, genérica ou especificamente, de forma habilidosa e, em correspondência, (2) a capacitação para, em relação ao meio em que vive, agir (interagir, adaptar-se, transformar ...), na busca de benefícios para a qualidade de vida.

Mariz de Oliveira, G. Da educação física a Cinesiologia Humana. MOVIMENTAR-SE, ano 3, n.2, 2006

2. Na escola, a Educação Física seleciona e problematiza temas da cultura corporal de movimento tendo em vista sua intencionalidade pedagógica (que decorre da escolha por determinados valores), aqui delimitada pela intenção de propiciar aos alunos a apropriação crítica da cultura corporal de movimento, associando organicamente o .saber movimentar-se., o .sentir movimentar-se e o .saber sobre esse movimentar-se.

BETTI. M. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.19, n.3, p.188, 2005

3. A Educação Física enquanto componente curricular da Educação básica deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida.

&nbspBetti. M. Zuliani, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - Ano 1, Número 1, p. 75 2002